top of page
Foto do escritorO Jardim das Terapias

Sabe em qual dos 8 tipos de mulheres portuguesas se encaixa?🙎‍♀️🙆‍♀️🙅‍♀️

Atualizado: 3 de jan. de 2024


Três rostos de mulheres jovens
Um estudo identificou 8 tipos de mulheres em Portugal

Um estudo* da Fundação Francisco Manuel dos Santos, apresentado em 2019 identifica oito situações de vida nas quais se encaixam as mulheres portuguesas.


À semelhança de outros posts deste blog sobre o assunto, vamos seguir o site da TSF sobre o assunto, recorrendo à citação direta frequente, como forma de garantir a fiabilidade desejada, dado tratar-se de fonte credível.


  • Quais os fatores diferenciadores que leva a identificar os 8 tipos diferentes de mulheres portuguesas?

É "em primeiro lugar, a idade e, depois, o nível de escolaridade. A idade está muito relacionada com as frentes que as mulheres vão incorporando na sua vida e o nível de escolaridade com as dificuldades que as mulheres dizem ter para fazer o dinheiro chegar ao fim do mês."


  • Tipo de mulher: "Tudo pela frente"


"São as mais jovens. Em média têm 23 anos. Dois terços estão a estudar. Quase todas continuam a morar em casa dos pais. Metade tem companheiro, mas não vivem juntos. Nenhuma tem filhos, mas a grande maioria diz que quer ter. Têm um estilo de vida saudável. Dormem mais que as outras mulheres. Um terço são agnósticas ou ateias. Esta é uma das situações de vida em que as mulheres se sentem menos felizes."


  • Tipo de mulher: "Tu e eu podemos"

"A idade não é determinante nesta situação de vida, embora todas tenham menos de 50 anos. Têm trabalho pago e valorizam o facto de o emprego lhes permitir desenvolver uma carreira profissional. Quase todas estão a viver com o companheiro. Nenhuma foi mãe, mas a grande maioria diz que ainda gostava de ter filhos. Têm menos dificuldade em fazer o dinheiro chegar ao fim do mês. Mais de metade diz que se sente feliz com a vida."

  • Tipo de mulher: "Eu posso"

"Apenas têm na vida a frente "trabalho pago". A única diferença em relação à situação anterior é que não têm companheiro, embora metade já tenha vivido no passado com alguém. A situação económica é menos robusta, porque não têm com quem partilhar as despesas. Quase metade ainda vive em casa dos pais. É a situação em que há mais mulheres que declaram que nunca quiseram ter filhos. A maioria diz que a vida está abaixo das suas expectativas e, por isso, é o grupo que revela um dos valores mais baixos de felicidade."


  • Tipo de mulher: "Resignadas"


"A vida destas mulheres está muito marcada pela frustração de não conseguirem um trabalho pago. É o grupo que tem o menor número de mulheres graduadas, mas a idade não é aqui relevante. É a situação em que há mais mulheres sem carta de condução. São as que mais gostam de tarefas domésticas. Mais de metade vive com o companheiro e, em 22% dos casos, o companheiro está também desempregado. É uma das situações em que as mulheres mais se arrependem da relação de casal e são as que mais referem ter sofrido de assédio no trabalho e de violência doméstica. Mais de metade tem filhos. O valor de felicidade média é o segundo mais baixo de todos."


  • Tipo de mulher : "Em luta"


São mulheres que enfrentam grandes dificuldades para lidar com a frente "trabalho pago" e a frente "filhos", vivam ou não com o companheiro. Têm em média 40 anos. É a situação em que há o maior número de mulheres que deixaram de estudar quando concluíram o 12º ano, em que mais mulheres têm excesso de peso e em que mais mulheres declaram que se sentem demasiado cansadas. Dois terços delas têm rendimentos mensais líquidos abaixo dos 700€, sendo esta a situação com mais empregadas com um vínculo contratual não estável. É a situação em que mais mulheres declaram que se não precisassem de dinheiro, não trabalhariam e em que mais dificuldades têm em fazer o dinheiro chegar até ao fim do mês. No que toca à felicidade, a vida está abaixo ou muito abaixo das suas expectativas.


  • Tipo de mulher: "Tudo sob controlo"

"Ao contrário das anteriores, conseguem lidar sem grande dificuldade com a frente "trabalho pago" e a frente "filhos". Tal como as anteriores, são as mulheres que menos tempo têm para si próprias e para os seus passatempos. Têm um nível de formação muito elevado e, por isso, esta é uma das situações em que têm também rendimentos mais elevados. Têm igualmente flexibilidade para trabalhar a partir de casa e eventualmente já recusaram trabalhos por motivos pessoais ou familiares. É uma das situações em que as mulheres têm menos dificuldade em fazer o dinheiro chegar até ao fim do mês. Juntamente com a situação "Tudo pela frente", estas são as mulheres que menos se medicam e que se sentem felizes ou muito felizes com a vida."

  • Tipo de mulher : "Realizadas"

  • "Em média têm 55 anos e o nível de escolaridade não é relevante neste grupo. Quase metade têm dois filhos maiores. Só metade tem ainda algum filho a viver em casa. É a situação em que as mulheres têm os rendimentos mensais mais elevados, em que trabalham mais horas por semana, em que costumam viajar por motivos de trabalho, em que têm o ritmo de vida mais frenético. Praticam desporto e lêem. São as que se sentem mais realizadas com a relação de casal. A frequência com que os dois sozinhos fazem atividades de lazer é muito semelhante à dos casais mais jovens. A felicidade alcança neste grupo o valor mais elevado."

  • Tipo de mulher: "Esgotadas"

"São mulheres muito marcadas pelo facto de não conseguirem satisfazer as suas expectativas relativamente à vida, sendo que a maioria tem pouco tempo para remediar isso. Têm em média 57 anos. Mais de um terço são funcionárias públicas. É a situação em que mais mulheres dizem que não trabalhariam, se não precisassem de dinheiro. É a situação em que há mais mulheres que tiveram netos e também em que mais mulheres têm o pai ou a mãe dependentes física ou economicamente. No que diz respeito ao companheiro, é a situação em que mais mulheres se sentem "enganadas" com a relação de casal bem como em que mais mulheres se sentem "arrependidas" por ter tido filhos. A felicidade média alcança o valor mais baixo de todos."


Mulher jovem de ar triste.
Os tipos de mulher identificados são influenciados pela circunstâncias da vida de cada mulher.

Dos 8 tipos de mulheres portuguesas atrás identificadas com qual se identifica (mais)? Quer mencionar algum motivo, se não considerar invasivo para si?

*O estudo Quem são, o que pensam e como se sentem as mulheres em Portugal, "foi coordenado pela investigadora Laura Sagnier. Foram entrevistadas 2428 mulheres - entre os 18 e 64 anos a viver em Portugal. A amostra que representa perto de 2.7 milhões de mulheres no país."

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page