Se faz parte do grupo que apenas respira em "modo automático" espante-se: desde há séculos que a respiração é usada intencionalmente para produzir efeitos positivos profundos na mente e no corpo! A respiração superficial que nos mantem vivos pode ser substituída por tipos de respiração - mas descanse, é uma arte ao alcance de todos!
A respiração é um dos nossos maiores bens. Discorda desta afirmação? Experimente conter a respiração por algum tempo e aposto que vai concordar.
A forma como respiramos reflete as nossas emoções mais intensas mas permite suavizá-las e também redirecioná-las. Por isso se diz que a respiração consciente permite estar em paz connosco e com o mundo exterior.
Respiramos 22 000 vezes por dia. De quantas tem consciência???
O stress deixa o corpo tenso e a respiração mais superficial. Este tipo de respiração empobrece o nível de oxigénio no sangue e o cérebro interpreta este facto como sinal de stress. A respiração acelera e torna-se ainda menos profunda. Logo, o nível de oxigénio continua a diminuir.
O coração acelera e o cérebro sente ainda mais o stress. Chega a tensão crónica nos ombros e no pescoço, dores de cabeça, fadiga e a uma respiração cada vez mais superficial- este é o circulo vicioso em que vivemos nas sociedades modernas...
Existe alternativa? Sim. Mesmo nas sociedades modernas, claro!
Existe o círculo virtuoso, ou seja, nada mais do que o respirar consciente do ar que entra e do ar que sai ao respirar: uma respiração suave e profunda estimula o sistema nervoso parasimpático. O corpo começa a acalmar. A respiração torna-se ainda mais profunda e tranquila. As emoções e pensamentos negativos acalmam. Experimente!
Existem várias formas de respirar conscientemente. Quando se sentir ansioso, stressado, triste ou esgotado, comece a inspirar e expirar de maneira consciente. Deixo dois exemplos:
A - Para respirar de maneira correta, tudo que precisa fazer é libertar a respiração. Submeter-se conscientemente ao seu ritmo natural .
Sinta o ar entrando e saindo do seu corpo.
Permita-se relaxar na fluidez da respiração.
Sinta os ombros mais soltos e a tensão indo embora.
Feche os olhos (se quiser) e sinta o chão sob os pés.
B - Outra sugestão de respiração consciente:
Faça uma inspiração longa e profunda contando mentalmente até cinco, bem devagar.
Faça uma pausa.
Depois expire lentamente contando até sete.
Não esqueça: desligue o automático. Respire com arte! O seu corpo agradece.
Referência: A arte de respirar, o segredo para viver com atenção plena. Dr. Danny Penman.
Comments