top of page
Foto do escritorO Jardim das Terapias

Qual é o seu conceito de saúde? Ainda é a ausência de doença?🤔

Se respondeu sim este post é para si. 

Neste post, exploraremos o conceito de saúde, desde a definição clássica da OMS até outras vertentes que o pretendem, de alguma forma,  complementar.


O conceito de saúde, embora pareça simples - e mesmo intuitivo - não é o de todo. Curiosamente, ainda hoje, talvez continue a dominar o conceito mais básico de saúde, ou seja, ter saúde é não estar doente. 🙂



Médico a auscultar uma criança, acompanhada de um adulto. Sorridentes.
No conceito tradicional de saúde esta criança parece estar saudável. Outras abordagens alargam o olhar sobre o contexto, antes da resposta.


O Conceito Clássico da OMS:

Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade"


Esta definição, conhecida como "biopsicossocial", reconhece a saúde como um estado multidimensional que vai além da mera ausência de doenças.


Críticas e Complementações à Definição da OMS:

A definição da OMS, embora abrangente, tem sido criticada por ser vaga e subjetiva.


Argumenta-se que a definição não fornece critérios objetivos para medir o bem-estar, enquanto outros questionam a inclusão de aspectos sociais e mentais na definição de saúde.


Outros ainda divergem da definição pela separação entre as vertentes física, mental e social, desvalorizando a sua interação. Esta questão já em 1997 era questionada na Revista de Saúde Pública, a título de exemplo.


Outras vertentes surgiram, após a definição da OMS, e, de uma forma ou de outra,  pretendem alargar, complementar o conceito, tal como definido. 


Uma delas é a Pirâmide de Maslow, que propõe uma hierarquia de necessidades humanas, que vão ser identificadas da base para o topo da mesma:


  • necessidades fisiológicas básicas (comida, água,  sexo, sono, homeostase, respiração, excreção) 

  • necessidades de segurança (segurança física, de saúde, de família, do emprego, dos recursos, da moralidade,  da propriedade)

  • necessidades sociais (amor, amizade, família, intimidade sexual)

  • necessidades de estima (auto-estima, reconhecimento dos outros e aos outros, status, conquista)

  • necessidades de realização pessoal (moralidade,  criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos factos). 


A Pirâmide de Maslow sugere que a saúde depende da satisfação das necessidades do indivíduo.👍


Outra abordagem relevante  é o Modelo de Saúde de Starfield, que representa a saúde como uma estrela de cinco pontas, cada ponta representando um aspeto determinante da mesma:


  • Biologia ( fatores genéticos e biológicos).

  • Meio Ambiente (fatores físicos, sociais e culturais).

  • Estilo de Vida (hábitos e comportamentos individuais).

  • Sistema de Saúde (acesso e qualidade dos serviços de saúde).

  • Socioeconomia: (fatores socioeconómicos que influenciam a saúde, como rendimento, educação e acesso à habitação).


O Modelo de Saúde de Starfield reconhece que a saúde é multideterminada, ou seja, é influenciada por diversos fatores interligados.👍


Outras Vertentes e Reflexões:

Para além da Pirâmide de Maslow e do Modelo de Starfield,  outras vertentes contribuem para a compreensão complexa do conceito de saúde, como a Saúde Espiritual, a Saúde Ambiental e a Saúde Coletiva.👍


Cada uma dessas vertentes oferece uma perspectiva sobre os fatores que influenciam a saúde e o bem-estar do indivíduo e da população.


Conclusão:

É importante ressaltar que o conceito de saúde é dinâmico, evolui à medida que novas pesquisas e conhecimentos são adquiridos. 

As diferentes vertentes e definições de saúde servem como ferramentas para melhor definirmos e  compreendermos o conceito  - tão relevante  e multifacetado - fundamental na construção bem sucedida da sociedade em que vivemos. 👌



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page