Já ouviu falar em EFT? Se não ouviu vale a pena ouvir! Vamos lá então:
Origem:
A EFT, também conhecida por Taping, deriva de Emotional Freedom Technique ( em português Técnica de Libertação Emocional ), foi desenvolvida por Gary Craig na década de 1990, nos EUA, a partir do trabalho do psicólogo Roger Callahan , baseado nos princípios da acupuntura. Ao tratar uma cliente que tinha medo da água - e que inesperadamente o perdeu, correndo livremente para a piscina - quando anos de terapia até com outros psicólogos não o tinham conseguido - deu-se o primeiro passo.
Viria a ser de grande utilidade social após a passagem do furacão Catrina pelos Estados Unidos. Não havia psicólogos para ajudar a numerosa população atingida pela devastação. A simplicidade e eficácia da técnica permitiu que fosse eleita para ser aprendida e utilizada em larga escala.
Como se organiza a sessão:
Uma sessão típica de EFT geralmente é organizada em várias fases:
1. Identificação do problema específico a ser tratado.
2. Avaliação da intensidade do problema numa escala de 1 a 10.
3. Aplicação da técnica de EFT para desbloquear o fluxo energético e tratar as emoções associadas.
Uso terapêutico:
A Técnica de Libertação Emocional é utilizada para uma ampla gama de questões emocionais, incluindo ansiedade, stress, fobias, traumas, dores emocionais e até mesmo dores físicas. Ela é frequentemente usada para promover o alívio emocional e o bem-estar geral.
Passo a passo da aplicação da técnica:
Identificar o problema: O praticante identifica o problema emocional específico a ser tratado.
Avaliar a intensidade: O praticante avalia a intensidade do problema numa escala de 1 a 10 para acompanhar o progresso.
Processo de aplicação: O praticante concentra-se no problema enquanto realiza uma sequência de toques com alguns dedos (taping) em pontos específicos do corpo. Repete uma frase relacionada com o problema. Esta ajuda a reconhecer o problema de forma específica e a promover a aceitação e amor próprio - muito importante esta formulação! Exemplo: apesar de sentir triste eu amo-me profunda e completamente.
Tratar diferentes emoções separadamente: Se um problema provocar várias emoções, cada emoção deve ser tratada separadamente usando a técnica.
Sequência de toques com os dedos: A sequência de toques com os dedos é realizada em pontos específicos do corpo ao mesmo tempo que se vai repetindo continuamente a frase correspondente: começa na mão no chamado ponto Karate, topo da cabeça, entre sobrancelhas, canto do olho, abaixo do olho, sob o nariz, entre os lábios e o queixo, na clavícula e sob o braço, um pouco abaixo da axila. Existem algumas variações a estes pontos. Esses toques têm como objetivo estimular, equilibrar e desbloquear o fluxo energético do corpo.
Frase lembrete: Durante a sequência de toques, o praticante repete uma "frase lembrete" que está relacionada ao problema emocional específico. Isso ajuda a manter o foco no problema enquanto se realiza o tratamento.
Avaliação: Após a aplicação da técnica, o praticante avalia se houve mudanças nos sintomas, recorrendo de novo à escala de 1 a 10. Verificar se houve alívio emocional, se os sintomas mudaram de lugar... É importante acompanhar qualquer mudança para verificar a eficácia da técnica para aferir a necessidade de ajustar a frase ou redefinir melhor a situação a trabalhar.
Repetição no dia seguinte: Para testar a eficácia da técnica, é comum repetir o processo no dia seguinte, avaliando novamente a intensidade do problema e quaisquer mudanças nos sintomas.
O que posso dizer da minha experiência com EFT ao longo do tempo? Comecei a utilizar a EFT primeiro apenas em mim, por muitos anos. Sem ter a aprendido formalmente usava-a da forma mais básica.
Mais tarde aprofundei a aprendizagem no Curso de Terapeuta. Usei e vi usar nas práticas com grandes resultados.
É uma técnica de aplicação simples (esse é o seu encanto!) mas se a situação que queremos ver resolvida for sendo bem identificada, e a formulação das frases cuidadosamente adequadas aos sintomas que se podem suceder, os resultados podem ser excecionais pela sua profundidade!😊
Comments