top of page
Foto do escritorO Jardim das Terapias

O seu sono é irregular? A sua saúde recomenda o contrário.😟

Atualizado: 3 de abr. de 2024

Conhece a Professora Teresa Paiva? Se dorme mal devia conhecer os seus ensinamentos. É professora Universitária, neurologista e neurofisiologista, com competência em Medicina do Sono e criou o primeiro mestrado de sono a nível mundial. Ninguém melhor para nos acompanhar neste post onde vamos refletir sobre a forma como dormimos impacta a nossa saúde e, logo, a nossa vida.


Um dos meus compromissos neste blog é partilhar, com quem o ler, alguns dos meus muitos livros. Serão eles os meus guias seguros para lhe trazer informação fidedigna em áreas em que não sou competente ou sendo trago outros olhares que alargam e enriquecem a reflexão.


O livro de hoje é "Bom sono, boa vida - um guia para dormir melhor em todas as idades" é da autoria da Professora Teresa Paiva e dada a relevância do seu conteúdo por aqui nos visitará mais algumas vezes.


O seu prefácio é da autoria do Professor Fernando Lopes da Silva** e é por ele que vamos começar. Apesar da frequência com que as perturbações do sono ocorrem existe ainda pouco conhecimento sobre as mesmas.


Tal como outras propriedades biológicas fundamentais (saciar da fome da sede, atividade sexual) a privação de sono não pode ser mantida mais do que cinco ou seis dias sem que alterações comportamentais e fisiológicas ponham a risco a própria vida.





A privação do sono


  • diminue o desempenho psicomotor

  • provoca lapsos de atenção

  • dificuldade de concentração

  • diminui a memória para situações recentes

  • lentifica a capacidade de reação

  • provoca mau-humor

  • provoca sensação de fadiga

  • origina irritabilidade

  • provoca estados confusionais

Continuando a navegar pelo prefácio do livro ficamos a saber que para além do impacto a nível pessoal a privação de sono esta é um "perigo público".


Uma noite sem dormir faz descer o desempenho comportamental semelhante ao de um indivíduo com uma taxa de alcoolemia de 0, 8 (em Portugal é proibido conduzir com valor igual ou superior a 0,5) - sendo que os efeitos da privação de sono e do álcool são aditivos, ou sejam, ficam potenciados se presentes em simultâneo - podendo dar origem a acidentes rodoviários e de trabalho.


O sono tem um papel relevante na organização cerebral das crianças, facilitando a formação e desenvolvimento de redes neuronais e na consolidação da memória em geral - pelo que se torna imprescindível que seja assegurado por pais, professores e profissionais de saúde.


Vamos agora continuar com o início do livro propriamente dito. Lembra a Professora Teresa Paiva que o desenvolvimento industrial, das comunicações, da tecnologia, .... a sociedade modificou hábitos de vida e de trabalho. Começou por funcionar 24 horas por dia e depois estendeu-se pela noite. Dorme-se menos e em todas as idades. As doenças do sono aumentam.

Os alertas para os riscos são muitos mas "não falam suficientemente alto, sufocados pelos sistemáticos desafios e incentivos em sentido contrário".


Há riscos graves.


Reforço o alerta já presente no prefácio, e que atrás referi, com as palavras da autora "dormir demais ou de menos menos aumenta o risco de obesidade, hipertensão arterial, diabetes tipo II, acidentes, cancro, depressão, morte mais precoce". E ainda, "ao afetar o cérebro, diminui a memória, a aprendizagem, a criatividade, a resolução de problemas, e afetando as emoções, a estabilidade emocional".


"Mente sã em corpo são"?


Sim, se cuidarmos da qualidade do nosso sono: "o cérebro, liberto da atenção ao exterior, foca-se em si próprio e no corpo e estes diálogos são essenciais para a saúde".


Voltaremos, por isso, a este livro e às competentes palavras de quem o escreveu.


Há muito de relevante para partilhar - e talvez seja novidade para nós. Será mais fácil impor limites e regras a nós mesmos se o conhecimento informado assim o recomendar.


(Se dorme pouco cuide-se. Se a tarefa lhe parece difícil talvez tenha chegado o momento de pedir ajuda externa).


Notas: *Criou o Centro de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica,

**Professor do Center of Neurosciences (Universidade de Amsterdão) e do Instituto Superior Técnico (Universidade Técnica de Lisboa)


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page