Se ainda não conhece venho hoje trazer-lhe um conhecimento (muito breve) de aromaterapia e uma possível utilização da mesma no seu dia a dia.
É uma terapia que utiliza óleos essenciais (OE) derivados de várias partes das plantas aromáticas para promover o bem-estar físico, mental e emocional, tendo cada um deles uma composição química e fragrância caraterísticas e diferentes densidades, consoante a espécie, a parte da planta de que são retirados, a região onde são produzidos e a forma de extração, por exemplo.
São óleos de "banda larga" ou seja, um óleo essencial pode permitir vários tipos de aplicação e uso terapêutico, dada a variedade dos seus componentes químicos.
Podem ser usados para harmonizar corpo, emoção, mente e espírito.
Se falarmos do óleo essencial de lavanda os estudos mostram que o mesmo pode conter mais de 150 químicos diferentes! Este é um bom exemplo para compreender como um mesmo óleo pode ser usado para tratar problemas muito diferentes. Mas a variedade dos componentes químicos se traz uma vantagem traz, também, um alerta : nem todas as pessoas podem usar todos os óleos e o seu uso e forma de utilização também têm que ser personalizados em função da idade, por exemplo.
Nota: não ingira óleos essenciais a não ser que esteja profissionalmente habilitada/o para o fazer. Seja qual for a marca.
Vejamos o uso do óleo de limão, o bem conhecido fruto do limoeiro: pode ser utilizado em problemas de pele, no sistema circulatório, no sistema musco-esquelético, nas questões de natureza mental ou emocional. Pode aplicar-se em creme ou loção, óleo corporal, inalador, difusor, só combinado com outros óleos (Cipreste, toranja, manjericão, incenso...). Como vimos diversas funções e tipos de aplicação são possíveis.
E agora a prometida receita para si.
Vamos agora falar da utilização de um óleo essencial que relaxa e acalma podendo, assim, influenciar positivamente a regularização do sono. Entre os vários disponíveis escolhi o cedro.
Uso aromático:
De preferência aproveite a ocasião para descansar um pouco ao final do dia. Sente-se confortavelmente e nas mãos coloque 1 ou 2 gotas de óleo essencial de cedro. Feche os olhos e leve as mãos em concha até junto do nariz. Aspire o óleo essencial tranquilamente.
Pode fazer velas onde incorpora os óleos essenciais (difusor semelhante ao da imagem acima).. Pode usar um nanodifusor - a difusão mais eficiente pela forma como é difundido o óleo essencial, mais adequado à sua absorção pelo nosso organismo.
O uso aromático é a forma mais rápida de beneficiar da aromaterapia pois os componentes químicos dos óleos essenciais demoram apenas alguns segundos a alcançar o cérebro, sendo de seguida processados desencadeando as reações positivas no corpo em termos físicos, mentais ou emocionais.
Uso tópico:
Coloque 1 ou 2 gotas do óleo essencial de cedro nos pés, e/ou na parte interna dos pulsos, diluído num pouco de óleo de óleo vegetal (OV) (amêndoas doces, ou até azeite na falta de outro). Os óleos vegetais evaporam rapidamente daí a necessidade do uso do óleo vegetal para tornar mais lenta a evaporação e permitir melhor aplicação. - para além de reduzirem a hipótese de alguma irritação da pele, em quem não domina a aromaterapia.
Se não apreciar o cheiro do cedro pode usar camomila ou alfazema, por exemplo.
Comments