Pense comigo: imagine-se sentada/o em sua casa lendo o seu livro favorito. De repente pensa: será que fechei a porta da rua? A dúvida está instalada. Levanta-se em automático e vai verificar. Ou seja, o pensamento, gerou um sentimento que levou à ação. E assim é ao longo da nossa vida. Todos os dias, a todo o momento, certo?
A ligação mente-corpo tem vindo a ser estudada nas últimas décadas nos vários domínios do conhecimento.
Hoje vamos deter-nos no legado de Louise Hay, de forma breve.
Hay foi criada por pais abusivos e teve uma vida marcada por abusos. Abandonou a escola aos 16 anos.
Em 1955, foi diagnosticada com cancro vaginal com prognóstico pouco favorável.
Louise começou a estudar metafísica e autoajuda e aplicar em si o que aprendia. Hay morreu em 30 de agosto de 2017, aos 90 anos.
Ela é considerada uma das principais figuras do movimento de autoajuda. Escreveu vários livros sózinha ou em coautoria complementando o seu pensamento com cientistas, nuticionistas, ...
Tornou-se terapeuta, palestrante em todo o mundo e escritora com vários best-sellers.
Fundou a Hay House, considerada a maior editora de livros de autoajuda.
O livro de Loouise Hay com o título em português "Pode curar a sua vida" ajudou a divulgar a ideia de que as doenças são causadas por emoções negativas. O livro lista dezenas de doenças e suas causas emocionais correspondentes.
Deixo algumas ideias acerca do pensamento de Louise Hay:
As doenças são causadas por emoções negativas.
Podemos curar-nos amando-nos e aceitando-nos.
Podemos curar-nos mudando os nossos pensamentos.
Podemos criar a vida que queremos, através da forma como pensamos.
As suas ideias foram controversas quando surgiram mas têm inspirado milhões de pessoas em todo o mundo. Ela afirmou que é possível curar o corpo e a mente mudando aquilo que pensamos - e que esse poder pertence a cada um de nós.
Ao terminar recentemente a Certificação Internacional no Método Heal Your Life (Método Louise Hay) posso confirmar pelo meu exemplo mas não só, o poder transformador do mesmo.
O método é muito mais que afirmações - daí o seu poder transformador.
Então os médicos já não são necessários?
Na página de dedicatória do livro "Pode curar a sua vida" a autora refere que o seu desejo é que o mesmo "possa ajudá-lo a encontrar o lugar no seu íntimo onde reconhece o seu próprio valor, a parte de si que é amor puro e auto-aceitação".
Mais abaixo uma nota menciona que "o autor deste livro não dá conselhos médicos nem receita o uso de qualquer forma de tratamento para problemas físicos ou clínicos, direta ou indiretamente. A intenção do autor é fornecer informação de natureza geral para ajudar na sua busca de bem-estar e boa saúde. (...). *
Quer deixar-nos a sua opinião acerca deste post?
Editora Pergaminho, 1ª edição, abril de 1998
Commenti